terça-feira, 4 de outubro de 2016

Mudas de suculentas... como fazer??

De uns tempos pra cá, as plantas suculentas ganharam destaque em quase todos os lugares. Encontramos para venda em supermercados, em lojinhas de plantas, e é claro, em floriculturas. Por que ganharam tanto destaque assim? Bem, nosso dia-a-dia está cada vez mais corrido, e muitas pessoas não tem o tempo necessário para cuidar de uma planta que exija mais cuidado e manutenção... então,nossas amigas lindas, as suculentas, são excelentes para se ter em casa e quase não exigem nada de nós. Também foi comprovado que ter plantas em casa, além de dar um toque de charme e aconchego, nos faz muito bem em termos de saúde, psicologicamente falando ou não.

Então vamos lá... muda de suculenta! Algumas suculentas como o caso do sedum, algumas echeverias, entre outras, acabam por perder as folhas na hora do manuseio para o replantio, ou mesmo no transporte (ônibus, carro,etc). Num primeiro momento nos desesperamos pq a plkanta estava linda, e de repente, pá, perdeu duas ou mais folhas... O que fazer?

Bem, quase todas as suculentas se reproduzem também pelas folhas, então basta encostar afolhinha caída em algum substrato para plantio de suculentas, ou m
esmo na areia, ou no próprio vaso da planta mãe, que elas se desenvolvem. Em pouco tempo podemos observar a folha caída com folhinhas novas nascendo, e raízes tb saem dali. Então, nada de desespero quando sua suculenta perder algumas folhas, desde q sejam poucas, claro! rsrs

E em relação à outras suculentas? Bem, vocês já devem ter ouvido falar na mãe de milhares. Pois bem, são plantas do gênero Kalanchoe, que desenvolvem mudas nas pontas das folhas, e dali mesmo já começam a saltar raízes e se desenvolver. Com o tempo elas caem no substrato q a planta adulta está plantada e se desenvolvem. A meu ver, são lindas com todos os filhotinhos nas pontas das folhas!! O único problema, é que ela é realmente mãe de milhares!! Muitos filhotinhos mesmo... rs Porém esses rebentos podem ser usados na formação de mini jardins, terrários abertos, ou mesmo outros vasos da planta.

Enfim, as suculentas além de fáceis de cuidar, ainda nos presenteiam com mudinhas também fáceis de conseguir... 

Curta o vídeo e se inscreva no canal para maiores novidades!!!!!!!

Vídeo sobre mudas de suculentas!


segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Uma cidade em paz com a natureza!! Petrópolis!!

O que dizer sobre uma cidade descoberta e fundada pela Família Real portuguesa, aqui bem pertinho, no alto da serra da estrela, no estado do Rio de Janeiro? Bem, só tenho a dizer q é linda, linda e linda!!

Não perdendo o foco do conteúdo do blog, apenas ressaltando o conteúdo histórico de forma breve na introdução, para então adentrarmos o universo da natureza presente em Petrópolis.. sim, natureza!! Natureza que é vista por todos os lugares, de todos os ângulos, de mais variadas formas!!

Desde o prédio da Prefeitura da cidade, os centros de informações turísticas, até os antigos casarões,sem mencionar os museus, todos os lugares possuem um projeto paisagístico de acordo com a necessidade ou intenção de atrair o público alvo, além e harmonizar com todo o restante dessa belíssima cidade!! 

Encontramos jardins em taludes, no estilo neo-clássico, até jardins com cunho mais tropical, além, claro, do acervo de plantas do jardim do Imperador, no quintal do antigo Palácio Imperial, onde hoje, se situa o Museu Imperial! Lá encontramos desde bromélias, muito comuns a todos nós, até plantas arbustivas desde a época do Império, algumas bem ornamentais e exóticas, até as Strelitzias espalhadas por todo o jardim.

As praças dão um show com o projeto arbóreo mesclado sempre com alguma fonte de água, sendo chafariz, ou mesmo um lago artificial, que dão todo um aconchego aos que por lá param para repousar ou mesmo ouvir o canto dos pássaros!! Crianças brincam à
vontade, turistas tiram todas as fotos possíveis, e assim o passeio se torna sempre muito agradável!!

Um dos lugares mais conhecidos por ser um dos pontos fortes no turismo de Petrópolis além dos museus, é o Palácio Quitandinha, que tem na sua frente um lago artificial projetado com a forma do mapa do Brasil, sendo todo ele adornado com decks por onde os turistas conseguem chegar bem próximo à margem, e podem contemplar todo um jardim mais tropical,com bromélias, cascatas e um mini lago com Carpas.
Toda a cidade tem um cunho muito natural e, como dito no título da postagem, em paz com a natureza!!!! 

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Novidade na varanda!!!!

Como uma amante das plantas, não poderia deixar de mostrar pra vocês o que tenho de novidade na minha varanda... gente,m o cultivo de plantas em varandas, hoje em dia, é bastante comum, pela diversidade d construções, e o aumento das pessoas que querem ter o verde mais perto, assim como melhorar a qualidade de vida, etc.
Adquiri umas plantas novas, como uma Bougainvillea que ganhei, dracenas que comprei, e uma suculenta que estava querendo muito pra minha coleção particular.

O que faço na minha varanda, nada mais é que meu trabalho, servindo assim de expositor aos clientes. Pra ficar mais aconchegante, resolvi fazer uns decks de madeira, utilizando as que tinha sobrando em casa, para colocar alguns vasos e assim trazer mais um componente de paisagismo pra minha varanda, que é um espaço tão querido e aproveitado da casa.


Ideias vão surgindo, plantas vão sendo mudadas, algumas doadas, outras vendidas, e assim vou criando meu jardim perfeito. Lembrando que não se deve ficar mexendo sempre nas plantas em relação à lugar, etc., pois podem sentir e demorar a se desenvolver... tudo deve ser feito com a supervisão de um profissional, de modo q seja tudo bem aproveitado, e sem perda de tempo.

E gente, verdade seja dita... uma casa sem plantas é uma casa sem vida!
Vou ainda falar sobre a mudança na qualidade de vida quando entramos em contato com as plantas, e trazemos o verde para nossa vida! Em breve vou escrever sobre isso aqui no blog!!!

Em breve meu jardim estará pronto e vou mostrar aqui em primeira mão.


Confira o vídeo no canal do Youtube Arte em Plantas!!

https://www.youtube.com/watch?v=K0BEXAdM0BI

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Cactus... monstros ou belos??

Toda vez que ouvimos falar sobre cactus, nos vem à mente uma imagem espinhosa, de plantas feias, que machucam nossas mãos ao tocá-los... Mas não!! São plantas muito bonitas e interessantes de se ter em coleção.

Os cactus são também da família das suculentas, já que armazenam água no seu caule não necessitando assim de muita rega ou manutenção. Na verdade, manutenção de cactus é quase zero!! Excelentes para se ter dentro de casa em terrários abertos ou semi abertos, mas também para serem cultivados em jardins ou formando belos canteiros de paisagem árida.

Hoje em dia observamos muito o uso de cactus no paisagismo, dando um algo a mais nas entradas de prédios, fachadas de alguns condomínios, ou até mesmo formando belos jardins combinados com outras plantas com a mesma exigência de manutenção e rega, em volta de piscinas, ou mesmo jardins na frente das casas.

Por serem muito rústicos, estão sendo muito procurados por pessoas que não tem muito tempo para se dispor a cuidar de alguma planta mais sensível, trazendo assim o verde para dentro de casa também. Ótimo para cultivo em pequenos espaços, os mini cactus são uma ótima opção pra quem não tem grandes espaços para cultivar plantas.

Falando um pouco sobre os espinhos dessas magníficas plantas. Na verdade os espinhos são as folhas dos cactus, que em busca de preservação natural, se transformou e assim as folhas viraram espinhos, que passaram a servir de proteção contra o sol e contra ataques de animais, que possivelmente comeriam a planta.

Assim como as suculentas, eles também florescem, e às vezes com flores desproporcionais ao tamanho da planta, dando ainda mais estaque ao conjunto.

Podem compor excelentes terrários, vasos decorativos, canteiros, jardineiras, entre outras coisas... tudo depende da sua criatividade!

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais? Entre em contato!!!!!

Confira o vídeo!! Se ainda não é inscrito no canal, se inscreva e receba o conteúdo em primeira mão!!!

Confira o vídeo!!!

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Vamos regar??

Já foi dito em posts anteriores sobre podas, sobre os tipos de vasos, etc., então vamos falar um pouco sobre a manutenção através das regas??
Regar um jardim vai muito além de somente molhar a terra, você precisa observar, sentir o jardim, e conhecer as plantas que possui para que a manutenção seja satisfatória.

Não adianta simplesmente molhar o substrato ou terra de suas plantas, é preciso também prestar atenção em alguns detalhes, como por exemplo: se a terra está muito compactada> Se sim, a água pode escoar por um feixe que esteja aberto na terra e sua planta não receberá a água necessária para sua sobrevivência e crescimento; se o vaso está de acordo com o tamanho da planta. Se não, vale trocar o vaso para um maior, podendo assim obter mais sucesso com suas regas, ao invés de toda vez que molhar o substrato, a água imediatamente sair pelo furo de drenagem; saber que tipo de planta está cultivando, para então conhecer o tipo de rega que ela necessita... entre tantas outras coisas que podem ser sentidas no jardim, como vento, incidência de sol, chuva.

A rega deve ser feita por todo o substrato de forma uniforme, nunca molhando mais um lado q outro, pois isso aumenta a umidade no ambiente, fazendo com que sua planta necessite de menos quantidade de água a cada rega. A ferramenta a ser utilizada para a rega também é importante, se seu jardim é grande, ou possui uma quantidade significativa de vasos, vale o uso de mangueira com o esguicho regulado de acordo com sua necessidade. Já se possui poucos vasos, ou vasos pequenos, um regador manual pode ser utilizado.

Em situações que devemos regar uma planta q está em um painel de madeira, deck, treliça, pallet, ou algo que esteja preso à parede, a rega com borrifador se torna bem eficaz, trazendo praticidade e comodidade de usar somente uma ferramenta para a rega de suas plantas. Uma outra vantagem do borrifador é poder criar uma atmosfera mais úmida para as plantas, desde que possua uma regulagem do bico para então formar tipo uma névoa, muito utilizada em períodos de seca, atendendo a necessidade da planta. E mexer com água é muito gostoso!!!

Tem alguma dúvida,alguma sugestão? Fale
comigo!!!! Assista ao vídeo no canal do youtube!
https://youtu.be/eVjO8uuOytk

Se inscreva no Canal!!!!
https://www.youtube.com/channel/UCFQt7KZmPqOfk0wUeflQD2g

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Vamos falar sobre Ixoras ou louro-de-jardim?


As ixoras, conhecidas popularmente como louro-de-jardim, são plantas arbustivas, de crescimento vigoroso, porém adaptável à podas, e estão presentes em diversos tamanhos e cores.

Por serem plantas arbustivas, seus galhos crescem de forma vigorosa, às vezes sendo impossível visualizar o caule principal da planta. Também por essa característica, elas formam belos maciços em canteiros, e são muito utilizadas no paisagismo.


Plantas rústicas que são, necessitam de muito pouca manutenção e cuidados, devendo somente prestar atenção para a retirada de folhas secas, e galhos que por ventura venham a perder suas folhas. As ixoras precisam de muita luz solar para florescer de forma abundante, e assim chamar atenção por onde quer que esteja plantada.



As flores surgem em formas de buquê, e tem as mais variadas cores como o laranja, vermelho, rosa, amarelo e branco. O tamanho das flores também está diretamente ligado ao tamanho da planta... existem ixoras mini, médias e as gigantes, que chegam a se tornar pequenas arvoretas. As folhas são de um verde escuro ao mais claro, sempre bem vibrantes e brilhosas, dão todo um charme à composição pelo contraste com as flores.

Solo de plantio deve ser rico em matéria orgânica e, de preferência, bem aerado, permitindo assim que as plantas emitam novas raízes e cresçam de forma saudável.

Como falado acima, as ixoras existem em diferentes tamanhos, e todos eles podem ser plantadas tanto no chão, como em vasos e jardineiras, sendo os de maior porte para formação de maciços, mas tudo vai da criatividade do profissional jardineiro. Não espere mais para obter sua ixora ou louro-de-jardim, e tenha mais vida e colorido em sua casa!!!


Entre em contato para maiores informações!!

Visite o canal no Youtube e se inscreva para receber os vídeo novos em primeira mão!!

https://www.youtube.com/channel/UCFQt7KZmPqOfk0wUeflQD2g

terça-feira, 12 de julho de 2016

Cultivo de Suculentas

Já foi falado aqui mesmo no blog, que suculentas são plantas fáceis de cultivar, gostam e precisam de sol direto, não tolerando solo encharcado, etc. Mas qual a forma certe de cultivo dessas plantas?

Suculentas são plantas que, em geral, armazenam água em suas folhas ou caule, por serem oriundas de lugares secos e com muita incidência de sol. Por este motivo não devemos colocá-las em local sombreado, pois isso interfere na saúde e beleza da planta.

Devido à secura de seu local de origem, as plantas suculentas têm um processo de armazenamento de água diferente das outras plantas, absorvendo a umidade á noite, ou no caso das plantas quem possuem "pelinhos" nas folhas, captando o orvalho matutino. Mas de uma forma geral, elas não captam a água na parte da manhã como as outras plantas fazem, para então começar seu processo de fotossíntese.

Mas então não é preciso regar a planta? Sim!!!!!!!! Elas são seres vivos, e assim como todos os seres vivos, precisam de água, porém em menor quantidade. Lembre-se que sua planta suculenta não pode em hipótese alguma ficar com as raízes encharcadas, fazendo com que as folhas comecem a melar e em pouco tempo a planta morre, por isso a importância de uma boa drenagem no vaso ou canteiro a ser cultivo as plantas.

Mas e em relação ao vento? Bem,o que posso dizer é que toleram sim o vento, porém não ele constante. O importante é firmar bem a muda no vaso, fazendo com que ela se fixe mais facilmente com a emissão de novas raízes, e cuidar bem da sua planta.

Suculentas são plantas muito rústicas, exigindo pouco de você e de seu tempo. Elegantes e charmosas, formam belas composições com a ajuda de um jardineiro/paisagista, e de acordo com o local escolhido para o plantio.

Veja o vídeo e se inscreva no canal!!
https://www.youtube.com/watch?v=0GxQfnfOu6o


Para maiores informações, entre em contato!!!!

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Tipos de vaso para plantio


Sabemos que cultivar plantas, de uma forma geral, é uma terapia... também sabemos dos efeitos no ar que vivemos de acordo com a existência de mais ou menos plantas. Porém alguns cuidados devem ser tomados na escolha do vaso.
Algumas espécies, como suculentas, bromélias, pata de elefante, dentre outras, não gostam do solo encharcado, mas sim de uma certa umidade nas raízes, então a escolha do vaso de acordo com as necessidades das plantas é algo de extrema importância, levando em consideração também o local de cultivo. Vasos de cerâmica, vasos de barro, são muito utilizados nos casos de plantas como as descritas acima, podendo deixá-los no seu natural se desejar mais rústico, ou envernizar, para um acabamento mais sofisticado, porém sem perder a beleza da cerâmica. 

O tamanho do vaso também influencia bastante, por exemplo, uma planta q esteja em um vaso pequeno, mesmo que de plástico, tipo vasos de violetas, vai precisar de uma rega mais frequente de acordo com o clima do local de cultivo. Mas em geral, os vasos de plástico retém mais umidade no substrato que os de cerâmica ou cimento. 

Falando sobre vasos de cimento, eles retém um pouco mais de umidade que os de cerâmica, porém devem ser escolhidos com cautela devido ao peso dos mesmos. Em se tratando de varandas de apartamentos, por exemplo, deve-se tomar cuidado com o peso, pois o vaso em si já é pesado, com a planta dentro, mais o substrato, pode ficar inviável se usado em grande quantidade. Lembrando sempre que o peso da planta seca é um, e o peso dela com o substrato molhado é outro. Por isso a importância de sempre consultar um profissional no caso.



Tanto os vasos de barro, como os de cimento, e até mesmo os de plástico, encontram-se em diferentes tamanhos, padrões, formas, etc. Os de plástico, são mais utilizados em forma de jardineiras, para otimização do espaço, já que o vaso ficar preso na parede. Já os de cimento, cerâmica, podem formar belas composições com diferentes tipos de plantas. Vela a observação para a drenagem, que deve ser feita em qualquer tipo de vaso, para um melhor escoamento da água da rega e melhor desenvolvimento da planta.


Lembre bem que ao escolher o tipo de vaso a ser cultivada sua planta, deve-se ater ao fator rega que é diretamente influenciado de acordo com o material do recipiente. Vasos pequenos ressecam mais depressa o substrato que vasos maiores, e vasos de plástico retém maior quantidade de umidade para a planta.

Entre em contato para maiores informações!!

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Que Maravilha!!!!! Uma planta linda e com flor muito perfumada!

Maravilha!!!
Esse é o nome popular da Mirabilis jalapa, essa planta arbustiva muito ornamental, que serve tanto para formação de canteiros como para cultivar em vasos.

Um arbusto com folhas variando de tamanhos, do pequeno ao médio, com crescimento vigoroso, podendo chegar a 70cm de altura dependendo do tipo e local de cultivo. Planta de sol pleno ou no máximo meia-sombra, mas com boa luz solar direta durante algumas horas por dia. Um pouco exigente com a rega em meses de mais calor, a Maravilha necessita de rega frequente durante esses meses, quando cultivada principalmente em vasos, podendo se tornar espaçada nos meses mais frios.

As flores são um charme à parte dessa planta, variando em cores desde o maravilha ao amarelo, podendo vir com pétalas rajadas com as duas cores, abrem à noite ou, em dias nublados, no final da tarde, possuindo um perfume adocicado muito agradável. As flores fecham portanto na parte da manhã.
Como geralmente são polinizadas, não retornam a abrir no dia seguinte, partindo para a maturação do fruto e formação da semente.

Apesar de também se propagar pela divisão dos riz
omas, essa planta possui fácil pega através das sementes, muitas das vezes, necessitando somente jogá-las por cima da terra, para em breve observar o crescimento de uma nova muda.
Uma característica importante a se observar nessa plan
ta é que, em anos com o inverno mais rigoroso, ela pode entrar em dormência, perdendo todas as folhas e caules do arbusto, mas não há necessidade de replantio, pois a mesma é de ciclo perene, então assim que o frio começa a ir embora, começa uma nova brotação do rizoma da planta que ficou enterrado no vaso ou canteiro.
E a poda? Bem, não há necessidade de poda nesse caso, somente se você quiser adequar a planta ao vaso, ou para evitar q o conjunto fique desproporcional ao ambiente, já que é um arbusto e cresce de forma desordenada... mas até que há um charme na bagunça que a própria planta faz.

Ficou com alguma dúvida, quer saber mais? Entre em contato!

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Kalanchoe linda e exótica!

Lindas e algumas espécies bem exóticas, as Kalanchoes são plantas da família Crassulaceae, originárias da África, mas que se adaptaram muito bem ao nosso clima. Fazendo parte das plantas suculentas, também possui o cultivo fácil e baixa manutenção.




Podemos observar espécies de Kalanchoes com diferentes formas de folhas, algumas alongadas, outras estreitas, tubulares, e também diferentes padrões nas mesmas, sendo algumas pintadinhas, recebendo o nome de Marmoratas, outras que lembram uma estampa animal, algumas aveludadas.

São plantas muito interessantes e ótimas para se ter na coleção, por seu valor ornamental e exótico. Existem até algumas, popularmente conhecidas como 'mãe de milhares', que saem os brotos da própria folha da planta mãe (matriz da planta), enraízam e caem sozinhos no substrato e ali mesmo nascem novas plantinhas podendo ser destacadas ou não, para compor vasos, canteiros ou até mesmo terrários abertos.

Em relação à rega, deve-se obedecer o padrão das suculentas em geral, regando som,ente quando a terra estiver deca, portanto sendo uma rega moderada. Não se preocupe com a rega da sua kalanchoe, ela é uma planta suculenta e assim armazena água nas folhas, podendo ser observado o padrão de folhas gordinhas e cheias de água. Possui fácil pega, podendo ser feito novas mudas a partir de um ramo da planta, ou através da folha. Assim como a maioria das suculentas,a luz solar deve ser direta.


Planta muito bonita e florífera, as Calandivas (Kalanchoe blossfeldiana) são ótimas para atrair borboletas e alguns insetos amigos do jardim,como pequenas abelhas que realizam a polinização das flores. Popularmente conhecida como flor-da-fortuna é facilmente encontrada em mercados de flores ou até mesmo em supermercados que vendam plantas ornamentais, sob diversas cores de flor, desde amarelo ouro até o vermelho vivo.












Vale muito a pena começar sua coleção de Kalanchoes. Entre em contato para maiores informações!!!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Otimizando o pouco espaço, criando jardins

Você mora em apartamento, só possui uma varanda, pouco espaço, e não quer cortar o local de circulação para receber as visitas, mas quer ter seu jardim? Otimize seu espaço com criatividade, criando alternativas úteis para apartamentos, ou mesmo para dar aquele charme à sua varanda, ou uma área que esteja sem uso em sua casa.

Hoje em dia, o que mais se fala em questão de jardins em pequenos espaços, são os chamados jardins verticais, porém, uma outra alternativa seria montar seu próprio jardim, ou emoldurar uma parede com vasos e plantas de sua escolha, de acordo com o ambiente a serem cultivadas.
Pode-se criar vários tipos de formas, painéis, ou até mesmo uma parede verde, se assim for de seu desejo.

O uso de vasos presos nas paredes, torna o cultivo mais simples e a manutenção mais fácil, por estar à sua altura, e assim pode-se mexer com maior facilidade. Porém, para criar um jardim funcional, é necessário observar o ambiente, a direção da sua varanda, a incidência solar nas diferentes estações do ano, para não correr riscos de acabar perdendo a planta. Todos esses cuidados podem ser tomados de forma consciente, com a ajuda de um profissional, assim como a escolha das plantas.

É possível também montar um painel de madeira preso à parede, que trará uma opção de suporte para vasos de diferentes formas e tamanhos, podendo utilizar para cultivar orquídeas, plantas pendentes, bromélias, entre tantas outras que trarão uma beleza exuberante para sua casa, seu cantinho. Afinal, ter um jardim, independente da forma que for, já é um grande aliado para se ter uma casa harmoniosa e cheia de vida!
Possuímos uma gama bem vasta e variada de plantas ornamentais que podem ser usadas de diferentes formas em ambientes pequenos ou em jardins verticais. Quer dicas? Quer contratar um serviço? Entre em contato, fazemos à escolha do cliente!